A doença gonocócica é uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis mais frequentes globalmente, comprometendo diversos indivíduos anualmente. Provocada pela micro-organismo Neisseria gonorrhoeae, essa patologia pode comprometer tanto homens quanto mulheres, e, se não tratada, pode levar a complicações graves. A seguir, exploraremos os indicadores da infecção, modos de disseminação, identificação da doença e formas de cura da doença gonocócica.
Entendendo a Gonorreia
Essa IST é uma patologia infecciosa que atinge sobretudo as mucosas do trato reprodutivo, abrangendo canal urinário, colo do útero, reto e orofaringe. Apesar de que tenha tratamento acessível, a falta de diagnóstico precoce pode desencadear complicações sérias.
Principais Sintomas da Gonorreia
Os sintomas da gonorreia podem mudar entre homens e mulheres, e, em alguns casos, a doença pode não apresentar sintomas. Se houver sintomas, os sintomas mais comuns são:
Manifestações Masculinas:
Corrimento purulento na uretra
Dor ou ardência ao urinar
Sensibilidade testicular
Vermelhidão e inchaço na uretra
Manifestações Femininas:
Secreção anormal na vagina
Desconforto miccional
Sangramento vaginal irregular
Desconforto na relação sexual
Sensação de peso na pelve
Outras Manifestações:
A doença pode atingir a cavidade oral, gerando sintomas como saber se tenho gonorreia como dor e vermelhidão, além de atingir os olhos e a região retal, causando irritação, secreção e inflamação.
Formas de Disseminação da Doença
A maneira mais frequente de propagação acontece durante o sexo sem preservativo, englobando diferentes tipos de contato íntimo. Ademais, a bactéria pode ser adquirida durante o parto, podendo causar problemas ao bebê, provocando conjuntivite neonatal.
Diagnóstico da Gonorreia
A confirmação da infecção pode ser confirmado com exames específicos, tais como:
Teste de urina: confirma se há contaminação na urina.
Exame de amostra biológica: realização de cultura bacteriana a partir de amostras biológicas.
Exame de PCR: método mais preciso para detectar a infecção.
Como Tratar e Evitar a Gonorreia?
A cura depende da administração de antibióticos, geralmente uma combinação de ceftriaxona e azitromicina. No entanto, considerando a evolução da resistência bacteriana, é fundamental seguir as orientações médicas e realizar o tratamento completo para prevenir reinfecções.